domingo, 2 de outubro de 2011

Conhecendo e brincando com um Cânone


PLANO DE AULA


1. TEMA DA AULA: Conhecendo e brincando com um Cânone

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Apreciação do cânone em ré maior e do cânone Meu anel. Arranjo a duas vozes com a mesma melodia.

3. OBJETIVOS:
- Apreciar um cânone;
- Perceber o momento em que o segundo grupo vai entrar;
- Cantar a melodia Meu anel à capella e tocando com instrumentos de costume dos alunos;
- Criar ritmos para a melodia, por meio dos instrumentos dos alunos.
- Apreciar as dimensões utilitárias do objeto sonoro.
- Estimular a criatividade do aluno promovendo sua participação na elaboração e execução de um cânone onde serão explorados o canto, a instrumentação e o ritmo.

4. PROCEDIMENTOS:
1º momento: Os alunos apreciarão a música Cânon in D maior de Johann Pachelbel, por meio de CD, no computador. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo de Paulinho Winterle disponibilizado no Youtube em que ele brinca com o Canon usando sua voz.
(http://www.youtube.com/watch?v=kN61_VrTzRU)

2º momento: Como sugestão, o professor diz aos alunos que também construirão um cânone, baseado na canção Meu anel. Primeiro eles conhecem a letra e melodia e logo depois executam por meio de instrução do professor, que dividirá a turma em dois grupos: o grupo 1 começará a cantar. Quando chegar à segunda parte do cânone, o grupo 2 começará a cantar a primeira parte. Quando os dois grupos estiverem cantando, o se da primeira parte deverá coincidir com o se da segunda parte. Daí pra frente os dois grupos cantam. Fazer a turma cantar até que todos estejam seguros.

3º momento: Os alunos tentam descobrir pelo ouvido a tonalidade da canção e o professor pede que a toquem. Eles se organizarão para tocar e cantar a canção Meu anel e também compõem trechos em cima da melodia principal.

5. RECURSOS DIDÁTICOS: Folha com cópia da letra da canção Meu anel.

6. RECURSOS MATERIAIS: Notebook, caixas de som, guitarra, violão, contrabaixo, bateria e teclado.

7. AVALIAÇÃO: A expectativa é que os alunos percebam que estão diante de um cânone e descubram o momento em que os grupos devem começar a cantar e também se sintam livres para se expressarem através da música.

Canção Meu anel:
GRUPO 1                                                                             GRUPO 2





Se meu anel cair no chão

O meu amor se vai

Se vai um, vem mais                                             Se meu anel cair no chão

Veja o mar balançando em paz.                            O meu amor se vai

                                                                                  Se vai um, vem mais

                                                                                   Veja o mar balançando em paz

Vídeo:

Aula ministrada por mim e um colega no curso de Licenciatura em Música, da disciplina Prática de Ensino e Aprendizagem Musical 
Aula filmada:

4 comentários: